sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Reescrever






Escrever nem sempre é fácil, reescrever muito menos, principalmente quando o que estava escrito parece fazer todo o sentido do mundo e não parece existir quaisquer outras palavras que possam substituir aquilo que ali já está.

Assim também é a vida. Escrever o nosso caminho é um processo árduo e muito difícil no começo. Quando nos acontece algo que porventura nos desorganiza, inicialmente nos parece ser quase impossível reescrever a nossa história a partir daquele ponto. Tudo que antes fazia sentido foi desconstruído e não parece haver nada mais satisfatório para colocar no lugar.


Nesses momentos nos sentimos frágeis e sem recursos. Tentamos evitar o assunto, como se não falar sobre o ocorrido significasse de alguma forma que nada aconteceu. Por outro lado, algumas pessoas, simplesmente não conseguem parar de falar sobre o assunto, colocando para fora tudo aquilo que pensam e sentem e esperando que isso de alguma forma seja anestesiante.


Independente da forma inicial que as pessoas reagem, inevitavelmente chega o momento em que elas percebem que é preciso agir. Perceber a necessidade de ação para promoção da mudança e agir de fato são dois passos bem diferentes e muitas pessoas têm dificuldade para partir para a ação.

Quando isso acontece, costumo olhar para o lado. Isso quase sempre ajuda, pois quando faço isso vejo várias outras pessoas, que enfrentaram e enfrentam diversos problemas, talvez bem maiores que os meus e ainda assim conseguem se reerguer e reescrever suas histórias. Longe de querer diminuir o sofrimento que tudo isso pode causar em você ou em mim, mas acho motivador saber que alguém tão próximo de mim renasceu depois de passar pelo fogo e penso, então, também ser capaz de tal feito.

Para isso, para renascer, é preciso antes morrer. Deixar o que não nos faz bem para trás, para que haja espaço para o novo, para o melhor. Muitas vezes precisamos abrir mão de algo e isso não é fácil e outras tantas vezes algo nos é tirado e isso também não é fácil. Seja como for, ambas as situações exigem de nós postura, reflexão e ação. Quando isso acontece precisamos dar um tempo a tudo e a nós mesmos. Precisamos nos dar ao luxo de refletir e ponderar, para que logo em seguida possamos agir, nos movimentar e reescrever a nossa história.

Até porque o ofício se aperfeiçoa na prática e quem sabe você fica tão bom nesse negócio de escrever que alguém se interesse e queira te ler?



30 comentários:

  1. Ai Clara, tava precisando tanto desse empurrão... sabemos bem que reinventar é preciso seja dos mais simples dos nossos problemas e angústias aos mais complicados mas o processo como você mesmo descreve traz por vezes consequências duras, mas também boas. É aquela coisa do pôr na balança do que vale mais a pena e que é melhor pra si, mas também para as pessoas das quais amamos e porquê não, contagiar aqueles conhecidos dos quais geralmente sabemos o nome e só kkk. Afinal, quando estamos bem com nós mesmos isso reflete diretamente ao nosso redor e a grande leveza que valorizamos na vida se torna natural e em forma de brisa sentimos a calmaria mesmo nos momentos complexos e chatos(diga-se de passagem haha). Enfim, reinventar, recomeçar, reescrever... 3 R's essenciais e inspiradores!
    Simplesmente amei nega <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keilaa, como sempre obrigada! Não apenas pelo comentário, mas pela consideração! Tenho certeza que esse texto serviu como "empurrão" para algumas pessoas. Saber que ele foi claro e útil para você me deixa feliz, pois como você mesma disse, acho que com isso pude, de alguma forma, afetar (para melhor) a sua realidade. E talvez você afete a realidade de outras pessoas também e assim sucessivamente.
      Reinventar, recomeçar e reescrever são coisas realmente essenciais. Não tão simples (o modo Default deve fugir dessas coisas rsrs - a gente entende), mas também não tão complicado que seja impossível de tornar real. Acredito que quando temos o apoio de alguém amigo as coisas não ficam mais fáceis, mas ficam sim mais leves e, por que não, divertidas?
      Obrigada! :)

      Excluir
  2. Boa tarde flor como vai? Gostei bastante do seu texto muito bem elaborado e você citou alguns pontos bastante importantes tipo "Muitas vezes precisamos abrir mão de algo e isso não é fácil e outras tantas vezes algo nos é tirado e isso também não é fácil" realmente é bem complicado quando precisamos decidir algo pois fazer escolhas nao é facil para ninguém .
    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Você falou tudo! Fazer escolhas é tão difícil, porque precisamos arcar com as consequências e nem sempre é possível prevê-las. Obrigada pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  3. Adorei o texto <3
    Realmente, por mais difícil que pareça, é sempre bom sabermos que é possível reescrevermos nossas história, recomeçar um novo caminho e seguir novos rumos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Larissa! Por mais difícil que seja, devemos reescrever nossa história, até porque se não fizermos isso, quem fará por nós? ^^

      Excluir
  4. Amei o texto. Acho que querendo ou não sempre queremos ter a chance de voltar atrás quando falamos ou fazemos alguma coisa sem querer, para reescrever. Mas é aquilo pelo que passamos que constrói quem somos.
    Já sigo seu blog, se puder, segue o meu de volta? http://www.horadaleituraa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Tudo aquilo que fazemos e tudo aquilo pelo que passamos faz parte da nossa construção e forma aquilo que somos hoje!

      Excluir
  5. Realmente, as vezes é preciso reinventar, as vezes é preciso não de um empurrão mas sim voltar ao eixo e voltar a escrever a nossa história sem comodismo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Escrever nossa história é algo de muita responsabilidade. E é pior ainda quando precisamos reescrever, por alguns motivos passados.
    Há situações na nossa vida que é muito difícil ter que abrir mão, mas se não está nos fazendo bem é melhor que seja assim.
    Eu amei seu texto, realmente hoje estava precisando ler algo que me ajudasse e isso me ajudou muito.
    Parabéns e muito sucesso!
    Beijinhuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! Fácil realmente não é, mas muitas vezes é necessário e às vezes encontramos força e ajuda onde menos esperamos!

      Excluir
  7. A vida é uma coisa louca, não é? Um dia podemos está super bem e em outro não. Que possamos nos reescrever sempre é crescer também. Crescer é essencial! Parabéns pelo texto, é lindíssimo. Inspirador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! A vida sempre nos dá oportunidade, cabe a nós aproveitarmos cada uma delas

      Excluir
  8. Porque não começamos por reinventar as próprias palavras, pegar numa folha de papel e reescrever a nossa história de uma outra prespetiva. Há mais que uma forma de ver a nossa história... amei seu texto. Um verdadeiro empurrão para a vida... um acorda já ;)

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Seu texto é realmente muito lindo.. As vezes enfrentamos problemas, dificuldades, mas não podemos parar nossa história. E mesmo que aconteça coisas que nos impede de reescrever nossa historia novamente, temos que seguir em frente, tentar, pelo menos tentar, recomeçar, reescrever.. Eu amei seu texto, ele é super profundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laiane! Precisamos sim reescrever sempre a nossa história e cada vez com mais criatividade! :D

      Excluir
  10. Adorei a comparação que você fez da vida com o ato de escrever e reescrever, isso faz todo sentido. Também gosto de olhar para o lado e ver pessoas que superaram algum problema, isso realmente dá um ânimo de acreditar que também podemos seguir em frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto principal do texto, que bom que gostou dessa comparação, pois é assim que vejo as coisas. Podemos sempre seguir em frente, basta força, determinação e, por que não, uma ajudinha? Abraços!

      Excluir
  11. Adorei o texto! Acredito que todo mundo se pudesse voltar atrás reescreveria sua história corrigindo alguns detalhes. Sempre é preciso nos reinventarmos para não apenas passar pela vida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Só não podemos nos esquecer que aquilo que nos aconteceu, sempre nos ajuda no nosso crescimento e desenvolvimento para ser quem somos hoje. Não podemos (e nem creio que devemos) mudar o que passou, pois isso faz parte de nós, mas podemos sim dar novos começos a fins que passaram em nossas vidas.

      Excluir
  12. Amei o texto.
    Quem me dera poder voltar ao tempo e poder reescrever minha história, corrigir erros do passado para ter um melhor PRESENTE.
    Mil Beijos

    www.suhmoncano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não podemos nos esquecer de tudo aquilo que aprendemos com os nossos erros! Muito obrigada, abraços!!!

      Excluir
  13. Ameeeeeeeeei o texto <3

    http://www.meioquetipoassim.com/

    ResponderExcluir
  14. Que tudo, clara!!! Amei seu texto e sua forma de escrever, me identifiquei super, realmente não é fácil trocar de casca, mas é recompensador no final....seguindo bjsssss

    ResponderExcluir
  15. Texto maravilhoso, amei! Realmente, recriar novas formas para si mesmo não é uma tarefa fácil, requer preparo, maturidade e coragem, mas às vezes é tudo o que precisamos para, enfim, tomarmos as rédeas da vida!
    Beijinhos

    Blog Hey, Júlia!

    ResponderExcluir