sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Do que você é feito?




Do que você é feito?

Já diria Shakespeare que “somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos.” E você, é feito de quê?

Acredito que somos feitos de várias coisas, coisas que passaram por nós e de alguma forma nos habita. Na nossa composição tem o cheirinho da casa da avó, também tem aquele sorriso do bebê no colo da mãe que passou naquela rua logo ali. Tem um pouco de cada pessoa que passou na nossa vida, um pouco do conhecimento, da experiência, da alegria ou da tristeza dessas pessoas.

Em nós também habitam os costumes da nossa família, da nossa cultura, do nosso mundo, de todos aqueles que amamos e também daqueles que não gostamos. Um pouco de tudo e de todos que passaram por nós, nos habita.

Agora imagine a nossa presunção em pensar naquela contribuição dos nossos amigos, da nossa família que faz parte da nossa composição. Quantos pronomes possessivos! Quanta presunção! Como se de fato algo realmente nos pertencesse!

Simplesmente roubamos (pegamos ou capturamos, se você preferir) parte dos outros para nós mesmos. Enquanto isso, diversas pessoas simplesmente se doam, compartilhando e contribuindo com aquilo que elas têm de melhor para nos oferecer e precisamos ser espertos para capturar essas pequenas maravilhosas coisas.

Você já parou para pensar qual parte das pessoas que você ama habita em você? A bondade que aquele seu amigo tem ou a coragem que a sua prima sempre mostra em várias situações?

Qual parte de mim habita em você?



E afinal, do que você é feito?


31 comentários:

  1. Que texto mais lindo!!! Amei! :)
    Eu sou feita de sonhos! Mas também sou feita da coragem ( de minha mãe), da força e fé (da minha irmã), do amor e afeto ( de meu pai), sou feita da alegria e sinceridade (de meus amigos), e até mesmo da pureza e bondade (dos meus cachorrinhos).
    Tudo isso me faz ser eu! ♡
    Amei de verdade!
    Beijos
    Lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lilian! E fico feliz em ver como você conseguiu identificar cada parte das outras pessoas que te compõem! <3

      Excluir
  2. Grande e linda reflexão para se fazer agora nesta tarde. Para ser sincera nunca pensei no assunto e agora depois de ler o texto acho que sou totalmente feita de cada pedaço da minha família e isso dá até um calorzinho no coração, em saber que não importa onde eu esteja, eles estarão comigo! Amei sei texto <3

    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação, Marcela! Aonde quer que você vá, eles estarão com você!

      Excluir
  3. Que texto delicioso! É muito bom saber que existem textos que são capazes de nos fazer refletir. Eu sou feita de sonhos e expectqtivas. Medos e,coragens absurdas. Um pouco dos meus livros, musicas e paixões!
    Amei seu texto, incrivel. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estudei bastante disso em sociologia no ensino médio. Acho que somos feitos de um pouquinho de cada pessoa. Cada passo que damos é por causa que alguém nos ensinou a dar. É muito impostante sabermos quem somos...

    http://heybeca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito importante saber quem somos, mas acho que é uma tarefa impossível, sabe por que? Porque não somos, apenas estamos. A Clara de agora não é a mesma de uma hora atrás. As mudanças são constantes e a única coisa que não muda é a própria mudança!
      Abraços!

      Excluir
  5. Que bonito texto! Bom, eu sou feita de sonhos, orgulho, paixão, as vezes raiva, mas feita de paz tambem.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto! Nunca parei pra pensar sobre isso, acho que uma parte é amor, outra carinho, outra respeito, e por aí vai...Mas nunca vi texto igual que me fez refletir sobre isso. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Esther! Espero que continue nessa jornada de auto-conhecimento!

      Excluir
  7. É exatamente o que eu sempre digo, sou feito fos que amo, sou feito de saudade dos que ja amei. É isso mesmo, somos compostos de pedacinhos de sere que cruzaram nosso destino. Aprendemos com todos, ensinamos tbm e assim vamos contruindo nossa historia e nossa essência. Parabens, otimo texto!

    ResponderExcluir
  8. Que texto inspirador é esse gente <3 . Olha flor, eu tenho certeza que sou feita de amor, Amor que Deus colocou em mim, amor que minha família deu-me e dá durante a vida, amor dos meu amigos, amor do boy e é desse amor que consigo enxergar a beleza da vida e amá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Bia! Também sou feita de amor, pelo menos em grande parte haha

      Excluir
  9. Que texto mais amorzinho. Me fez refletir. Obrigada! 💙 Acho que sou feita de gratidão, sonhos, gentileza e intensidade. Mas gostaria de ser um pouco mais de coragem. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii Claraa...

    Texto lindo e ótima reflexão. Não sei se você já está cursando psicologia, mas vai aprender muito sobre isso na faculdade. Afinal, somos seres bio, psico e social.
    Já ganhou uma seguidora.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Priscila! Já estudo psicologia sim e simplesmente amo! Lá tenho conseguido um conhecimento incrível e extremamente útil para mim e para várias outras pessoas ao meu redor!
      Abraço!

      Excluir
  11. Olá!
    Que texto mais lindo! Acredito que somos todos movidos por sonhos, porém algumas pessoas os perseguem com mais afinco que as outras. Espero que seu texto motive muitas pessoas a seguirem os sonhos!

    Loucuras ao Vento

    ResponderExcluir
  12. A parte de você, que habita em mim, é a reflexão que esse texto me deixou! ♥
    Bom, estava conversando com um amigo essa semana, e falamos sobre os erros do passado. Quando algo ruim acontece, parece que nosso mundo desmorona, e que nunca vamos conseguir sair daquilo.

    Mas, anos se passam, tudo se soluciona, e amadurecemos. Nos transformamos em uma nova pessoa graças aos erros do passado. E dos acertos também. No final, nós somos uma soma de tudo aquilo que já fizemos, e de todas as pessoas que já cruzaram nosso caminho.

    Abraços,
    Ju
    rainhadaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Julianna! E é exatamente por isso que devemos tirar do nosso coração essa adoração ao passado ou aquela vontade de voltar atrás e mudar algo, porque tudo, exatamente tudo o que fizemos e nos aconteceu, define quem somos hoje e provavelmente auxiliará a nos tornar quem queremos ser amanhã!
      Um abraço!

      Excluir
  13. Oi linda. Tudo bem? Que texto mais reflexivo, e alem disso que mexe bastante conosco ne, creio que sou feita praticamente que sonhos que mantêm o pé no chao. Que seu texto chegue a muitas outras pessoas.. Sucesso

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo seu post
    Mamaedobiell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Costumo dizer que sou feita de sentimentos, sentimentos felizes, melancólicos, tristes, sou um poço de sentimentos. Muitas das vezes me sinto sufocada por cada um deles, e quando isso acontece eles se transformam em um amontoado se linhas, rs. Costumo dizer que eu cada um dos meus textos tem um pedaço de alguém, alguém que me marcou, alguém que me fez feliz, alguém que me causou tristeza.
    É o que você disse, sem os nossos sonhos, nossos sentimentos, nossas vontades não somos ninguém, precisamos sempre estar na busca do que realmente somos. Todo sucesso para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! E é claramente visível todos esses sentimentos nos textos que você escreve! Muito obrigada!

      Excluir
  16. Uau. Gostei muito da sua reflexão. Isso me fez pensar no conceito de inconciente coletivo do Jung.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Larissa! E outra psicóloga por aqui *.* rsrs

      Excluir